Dentro do manual do veículo estão quase todas as informações que o proprietário deve saber para evitar a destruição prematura do automóvel. Nele você, usuário de automóvel, encontrará os cuidados necessários com a troca do óleo lubrificante, filtros e a periodicidade de troca. É de assustar a falta de conhecimento de muitos sobre o assunto. Não sabem qual tipo de óleo o carro utiliza, não sabem a diferença entre as mais diferentes qualidades de óleo, não sabem a diferença de um óleo mineral, semissintético e 100% sintético, não sabem quantos quilômetros o óleo especificado pelos fabricantes pode ser utilizado e nem em quais condições de uso o óleo deve ser substituído. Estando em completa ignorância sobre o assunto, os usuários ficam à mercê dos erros e atitudes oportunistas dos frentistas de postos de combustíveis e dos trocadores de óleo, que pouco ou nenhum conhecimento possuem sobre lubrificantes. Isso sem falar na atitude de muitos que acham que filtros devem ser decorativos, pois chegam a pedir a troca de óleo sem a substituição do filtro de óleo lubrificante.

Existem grandes empresas que investem verdadeiras fortunas em pesquisas e testes para formularem óleos com aditivação correta para a melhor preservação do seu veículo e, a partir dessas pesquisas, são elaboradas normas técnicas que vão ditar as regras para a fabricação dos lubrificantes. Infelizmente, no Brasil, a punição para fabricantes irresponsáveis ainda é insignificante, permitindo que seja despejado no mercado de lubrificantes verdadeiros lixos que são largamente consumidos por usuários de veículos completamente ignorantes  das necessidades do veículo.

Assim como você não tempera uma salada com óleo de soja, e sim com azeite de oliva, que é benéfico à saúde do corpo e aguça o paladar, fique sabendo que só você pode fazer a diferença sobre quanto tempo você utilizará seu carro sem problemas mecânicos por desgaste prematuro. Aprenda sobre o que é vital ao motor do seu automóvel, e principalmente se você não está rasgando dinheiro. O benefício do conhecimento sobre seu automóvel lhe trará uma economia considerável com o passar dos anos, além de manter seu automóvel valorizado na hora da venda.

Aimoré Homsi

Diretor Executivo da Tuarege Automotiva