Você sabia que…

  • Aproximadamente 14 milhões têm diabetes hoje no Brasil, e cerca de metade dessas pessoas não sabe que tem a doença?
  • O diabetes é a principal causa de cegueira em adultos e a principal causa de amputações de pés e pernas no mundo todo? 

O que é diabetes? 

É uma doença associada à hereditariedade, mas pode ser precipitada ou agravada pelos maus hábitos da vida moderna como o sedentarismo e o estresse, e pela ingestão de dietas inadequadas. Decorre do aumento da glicose, um tipo de açúcar no sangue, em função da produção  diminuída ou alterada de um hormônio produzido pelo pâncreas, a insulina. 

Quais são os tipo de diabetes?

Os tipos mais frequentes são o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 ocorre geralmente em crianças e jovens, o tipo 2 acomete principalmente adultos e obesos. Há também outras formas, como o diabetes gestacional e outros tipos raros.

Quais são os sintomas do diabetes? 

Enquanto nas crianças tende a surgir de uma forma inesperada, com a necessidade imediata de tratamento com insulina pela destruição das células pancreáticas em decorrência da agressão do sistema de defesa do próprio indivíduo, na maioria dos adultos os sintomas são lentos e graduais por muitos anos. Os principais sintomas são sede e fome exageradas, vontade de urinar muitas vezes, fraqueza, desânimo, emagrecimento, visão turva e dificuldade de cicatrização de feridas. 

Quais são os tratamentos do diabetes? 

O tratamento está centrado na normalização da glicemia e na prevenção das complicações em vários órgãos. Compreende basicamente mudanças no estilo de vida, como seguir um plano alimentar saudável, reduzir peso e realizar exercícios físicos com frequência. O tratamento medicamentoso é individualizado para cada tipo de diabetes e para cada paciente, podendo ser necessários comprimidos e insulina. 

Como se prevenir da doença? 

Praticando exercícios físicos regularmente e adotando uma alimentação saudável e balanceada: Não consumir mel e açúcares simples, sejam eles do tipo refinado, cristal ou mascavo. Os doces e refrigerantes precisam estar categorizados como diet. Também é preciso reduzir os alimentos com alto índice de colesterol e preferir alimentos ricos em fibras. 

Se não for controlado, o que o diabetes pode causar? 

Os níveis altos de glicose no sangue por muitos anos levam a complicações devastadoras. Cegueira progressiva, insuficiência renal, maior predisposição a infarto cardíaco e AVC e amputações de pés e pernas são as principais complicações da doença. 

 

Fonte: Hospital São Camilo