Você sabia?

O estresse e suas manifestações (ansiedade e, em particular, insônia) estão se tornando cada vez mais populares. Problemas relacionados ao estresse podem ocorrer em qualquer idade.

Em crianças em idade escolar, estresse e ansiedade são frequentemente observadas no esporte e em períodos de provas.

Quanto aos adolescentes e jovens adultos, a maioria dos casos, o estresse está ligado às relações interpessoais, e também com o desenvolvimento profissional e pessoal, ou incertezas com o seu futuro.

Já o estresse em adultos é muitas vezes relacionado com tensões familiares e excessiva carga de responsabilidade como por exemplo: dificuldades financeiras e o risco de perda do emprego.

O Brasil é o segundo país com o maior nível de “estresse altíssimo” do mundo.

52% dos brasileiros já tiveram ou têm o diagnóstico de estresse ¹                                 

56% dos brasileiros sofrem de ansiedade ²

Principais sintomas do estresse

Físico

  • Tensões, contrações e tremores musculares, cefaleia
  • Taquicardia
  • Vertigens, tonturas
  • Náuseas, diarreia, constipação, dores de estômago e azia
  • Sensação de opressão, dificuldade respiratória, aumento da sudorese
  • Fadiga, cansaço.

Emocional e Psicológico

  • Nervosismo, irritabilidade, inquietação
  • Sono perturbado
  • Ansiedade, apreensão
  • Dificuldade de concentração, memória fraca
  • Medo, frustração

Comportamentais

  • Indecisão, confusão, dificuldade de organização
  • Desejo de fuga, isolamento
  • Agressividade
  • Hiperatividade
  • Consumo excessivo de álcool ou de açúcar, tabaco, café, chocolate, etc.

Formas para controlar o estresse

  • Adote um estilo de vida correto
  • Adore uma dieta equilibrada
  • Evite estimulantes: tabaco, álcool, café etc
  • Pratique uma relaxante atividade física, yoga, ciclismo, natação, caminhadas ao ar livre
  • Mantenha uma programação regular de sono

Aprenda a respirar e manter a calma

  • Inspire devagar, depois expire calmamente. Tente realizar este exercício antes de dormir.

Saiba seus limites e reconheça suas realizações

  • Não é possível fazer tudo: estabeleça metas (familiares, sociais ou profissionais) razoáveis, compatíveis com a sua personalidade e suas aptidões.

Consulte um médico ou farmacêutico sobre as vantagens dos medicamentos homeopáticos no tratamento da ansiedade e do estresse.

¹ International Stress Management Association, 2014

² Pesquisa Stress no Brasil, Instituto de Psicologia e Controle do Stress, 2012.

 

Fonte: Panfleto Boiron