O sono é uma condição fisiológica de atividade cerebral, natural e periódica, caracterizada por modificações do estado de consciência e redução da sensibilidade aos estímulos ambientais, acompanhadas por características motoras e posturais próprias, além de alterações autonômicas. A ocorrência do sono em ciclos previsíveis e natural capacidade de reversão de um estado de relativa não reação a estímulos externos (sono-vigília) são condições que permitem distinguir o sono de estados de perda de consciência patológicos.

A função do sono, ainda mal conhecida, continua a ser explorada. Dentre as hipóteses aventadas, existem as de promover a facilitar a conservação de energia e da função ecológica, o aprendizado e a memória por meio de mudanças na plasticidade cerebral e na sinaptogênese o processo restaurativo de componentes-chave celulares de biossíntese de macromoléculas.

É hora de aproveitar o verão, estação mais quente do ano que vem acompanhada de muito sol, praia e descanso, mas que também pode ser sinônimo de alguns probleminhas chatos de pele, como queimaduras solares, ressecamento e as incômodas micoses.

Por isso, o cuidado deve ser redobrado para você curtir o calor sem se preocupar, enquanto mantém a pele saudável. Alguns cuidados são essenciais para te ajudar a curtir o verão sem prejudicar a saúde da sua pele.

Filtro Solar

O bom e velho protetor solar deve ser seu companheiro inseparável. Os raios solares causam danos irreversíveis na pele a curto e longo prazo. Desde vermelhidão acompanhada de ardência, às manchas e até câncer de pele. Invista em produtos com fator de proteção 30, no mínimo. Além disso, renove a proteção a cada duas horas, e após banhos de mar e de piscina.

Betacaroteno

Você quer pegar aquele bronze bonito sem abrir não da saúde da pele? Invista em alimentos ricos em betacaroteno. Os vegetais amarelos e alaranjados, como a manga, laranja e a cenoura, são as principais fontes desse nutriente. O betacaroteno é convertido em vitamina A e é um dos principais responsáveis pela saúde da pele.

Hidrate-se

Creme hidratante é um item indispensável, pois ajuda a evitar o ressecamento, manter o bronzeado e evitar que a pele descasque. Além disso, beber muito líquido é importante para manter a pele hidratada de dentro para fora, como água de coco, água mineral e sucos naturais.

Cuidados com a depilação

Estar com a depilação em dia é quase regra para quem quer desfilar pelas praias e piscinas sem se sentir desconfortável. Por isso, é essencial escolher o método certo para você. A maioria das pessoas opta pela depilação com cera ou lâmina, que podem ser agressivas e resultar ana temida foliculite, bolinhas vermelhas que surgem normalmente após a depilação, parecidas com acne e que podem até inflamar.

Cuidado com a micose

As temíveis micoses também são um pesadelo nessa época do ano. As praias e clubes, devido ao grande fluxo de banhistas, costumam ser verdadeiras estufas para fungos e bactérias. A saída é utilizar sabonetes antissépticos e também atentar-se aos sintomas, que podem incluir irritação na pele e coceiras.

Produtos

Evite esfoliar a pele com produtos muito agressivos durante os dias em que estiver expondo a pele ao sol. Ela tende a ficar mais sensível nessa situação e o uso de esfoliantes pode ser prejudicial.

Outra dica importante é abandonar produtos que contenham ácidos e ficar atento ao tempo de recuperação após tratamento a laser ou peeling. Agregada a esses fatores, a exposição solar pode resultar em manchas na pele.

Maria Lucia

Esteticista

Malu estética

A causa mais frequente da osteoporose é a diminuição dos hormônios sexuais nas mulheres, principalmente após a menopausa. Osteoporose significa a diminuição da concentração de cálcio nos ossos longos, tornando-os mais fracos. A baixa da resistência dos ossos provoca dores generalizadas e, nos casos mais graves, a ocorrência de fraturas. As fraturas mais frequentes em decorrência da osteoporose são as de região do quadril, punho e coluna vertebral.

O tratamento da osteoporose ainda está em desenvolvimento. Até o momento apenas se conseguiu manter a massa óssea, não se registrando reversão do quadro da osteoporose já instalada. Durante o tratamento, orienta-se o paciente a diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar fumo e café, realizar exercícios regulares e prevenir a ocorrência de quedas acidentais. Além dessas recomendações, prescrevem-se medicações para correção hormonal, dependendo de cada paciente.

É muito importante o tratamento preventivo da osteoporose por meio de exercícios regulares, porque não temos ainda no mercado drogas que revertam o quadro.

Fonte: Pharmácia Essencial – www.pharmaciaessencial.com.br