Apesar de o mercado das milhas continuar se expandindo exponencialmente no Brasil, ainda tem gente que não conhece muito bem como funciona esse mecanismo de acumular e aproveitar milhas ou pontos. Então, decidi fazer esse post para essas pessoas. Vamos lá!
Programas de Milhas – O Básico
De um modo geral, todas as companhias aéreas têm seus programas de milhagem. Embora o princípio seja o mesmo, cada programa tem suas particularidades no que diz respeito ao acúmulo e uso de pontos.
Por exemplo, via de regra, voando uma determinada quantidade de milhas dá direito ao cliente de resgatar uma passagem de ida e volta dentro do Brasil. Mas se esse cliente voar mais ainda e acumular mais milhas, ele pode resgatar uma passagem para os EUA e assim por diante.
Ou seja, quanto mais milhas ou pontos o cliente tem, mais passagens ele pode resgatar, ou ele pode resgatar passagens mais caras, como viajar para a Europa de primeira classe com milhas.
Aqui no Brasil, temos as seguintes companhias aéreas e seus respectivos programas de milhagem:
- Latam– Latam Pass
- Gol– Smiles
- Azul– TudoAzul
Além dos brasileiros, também são muito populares no Brasil o TAP Miles&Go e o AAdvantage da American Airlines.
Mais uma coisa: as companhias aéreas costumam fazer parte de alianças (Star Alliance, Oneworld e Skyteam) ou fazer parcerias. O Smiles, por exemplo, não faz parte de nenhuma aliança e preferiu se manter independente, mas formou diversas parcerias com outras companhias aéreas.