A causa mais frequente da osteoporose é a diminuição dos hormônios sexuais nas mulheres, principalmente após a menopausa. Osteoporose significa a diminuição da concentração de cálcio nos ossos longos, tornando-os mais fracos. A baixa da resistência dos ossos provoca dores generalizadas e, nos casos mais graves, a ocorrência de fraturas. As fraturas mais frequentes em decorrência da osteoporose são as de região do quadril, punho e coluna vertebral.

O tratamento da osteoporose ainda está em desenvolvimento. Até o momento apenas se conseguiu manter a massa óssea, não se registrando reversão do quadro da osteoporose já instalada. Durante o tratamento, orienta-se o paciente a diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar fumo e café, realizar exercícios regulares e prevenir a ocorrência de quedas acidentais. Além dessas recomendações, prescrevem-se medicações para correção hormonal, dependendo de cada paciente.

É muito importante o tratamento preventivo da osteoporose por meio de exercícios regulares, porque não temos ainda no mercado drogas que revertam o quadro.

Fonte: Pharmácia Essencial – www.pharmaciaessencial.com.br